Americanismo

A tradição portuguesa aplicava o título de doutor a diversas profissões de destaque, como médico, advogado, engenheiro. Em geral as que eram cabeça das áreas, fosse biológica, técnica, ou humanas.
Como em inglês doctor significa  médico  passaram, no Brasil, a considerar inadequado para as outras profissões, na ânsia de assimilar o modelo americano.
Também, no Brasil, negro sempre foi sinônimo de preto, como em Portugal, de onde veio nossa língua. Ambas as palavras tem origem latina e significam a cor mais escura de todas, como o carvão, ou a cor da noite fechada. Como a palavra negro é mais chique, sempre foi usada para gente e animais superiores, como cavalo, ou pantera, entre outros, preto ficando para coisas e animais menos categorizados. Pedra preciosa é negra.
Americanos, para discriminar todos os que não eram branquíssimos, quem têm uma gota de sangue de outra raça, não é um dos nossos, chamavam negros a quem tinha leve mestiçagem. Isso sem razão alguma, apenas para afastar. O brasileiro deu para fazer o mesmo, para imitar.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Musk cai, Moraes fica

Fakes, como evitar