Buscador

Os buscadores de conteúdo, na internet, hoje capitaneados pelo Google estão uma droga, o auge dele foi há bem mais de dez anos.
Primeiro, que estão a serviço de propagandas e pior ainda, querem ser politicamente corretos. Buscador não tem que ser politicamente correto, isso fica a cargo do usuário. Deveria ficar na categoria dos dicionários, informar e pronto. Se eu procurar, num dicionário, um adjetivo, com significado ofensivo, o problema não é o dicionário informar e sim se eu usá-lo, para ofender alguém. Com uma busca, a mesma coisa. Politicamente correto tem que ser o uso, não a informação.
Computador não tem que ser treinado e ter opinião própria. Concordo que deem prioridade aos links que pagam, por direito à prioridade e eles deveriam vir sempre com o identificador. E mais, são preguiçosos. Procurando por membros de uma família antiga, entrei com o nome de quatro pessoas e o sobrenome, no Google. Resposta: A sua pesquisa não resultou em nenhum documento. Não escolhi opção que teria que conter todas as palavras. Fiz busca simples e como busca simples, algum resultado teria que surgir, até porque alguns dos nomes são de personagens históricos.
Quero realmente acesso, a todas as informações do mundo. Quem sabe, aquela informação exata, que preciso está escondida, em um site em Serra Leoa, na África?
Sonho com alguém criando um buscador, mesmo pago, desde que esteja ao meu alcance e que seja inteiramente a serviço do usuário. Um buscador como os dos anos noventa, porém com o banco de dados atual, provavelmente 1 milhão de vezes maior. Onde entraríamos com os operadores booleanos, ou algum outro, que ele indique e filtro minha pesquisa, por conta própria.
Os primeiros resultados, da busca simples poderiam vir do Timor, do México, ou da Noruega, tanto faz. Caberia ao usuário ir refinando, até alcançar seu objetivo.
Fica aí a idéia. Alguém gostaria de por em prática?

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos