Arte, o que é

Excremento definitivamente não é arte.
A Caixa patrocinou exposição em que o pseudo artista, sem ter o que mostrar, para abocanhar 250 mil reais em patrocínio, mostrou entre outras obras desrespeitosas, uma figura defecando, tentando fazer parecer um nosso estimado ex presidente.* Isso para tentar fazer uma gracinha política. A exposição acabou sendo encerrada,  a presidente demitida, não poderia ser de outra forma, mas parece que os 250 mil não foram devolvidos.
O ser humano demorou milênios para descobrir, que doenças que dizimavam populações eram causadas por má higiene. Em épocas gloriosas, de grande feitos, edificações que nos encantam até hoje, mapa-mundi com bastante precisão, noção perfeita do sistema solar, lindas tapeçarias, joias, filigranas, tratados filosóficos, ainda se morria, mesmo em famílias reais, por falta de noção de higiene.
Mão que limpava as partes excretoras, não deveria tocar alimentos, pareciam não saber.
Foi descoberta de Pasteur e seus contemporâneos, há menos de duzentos anos. Gente que, por pouco, não pudemos conhecer pessoalmente. Algum antepassado que chegamos a conhecer pode, quando jovem, ter sido contemporâneo de um desses, já idoso.
Então definitivamente todos têm que entender, o mundo inteiro. Excremento não é arte, é sujeira, coisa doentia. Não podemos levá-lo como arte a olhares imaturos, que é o caso da maioria da população.
Deveria ser regra prescrita em lei. Excrementos e parte do corpo que os libera e que se tocadas deve-se cuidar bastante da higiene, não devem ter a sua existência consagrada em exposições de arte. Como ocorreu há poucos anos na Bahia, sendo objeto de post aqui no blog. Apenas em exposição científica e dentro do tema. 

* https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/10/amp/5136936-caixa-suspende-exposicao-com-bolsonaro-defecando-em-bandeira-do-brasil.html

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos