Consciência Negra
A atriz Regina Duarte andou polemizando, em redes sociais, a respeito do dia da Consciência Negra. O feriado nacional é dedicado à reflexão sobre a situação dos milhões de descendentes dos africanos, que foram trazidos ao Brasil, para trabalharem como escravos e símbolo da resistência e da consciência, de que o negro tem que lutar, pelo seu lugar na sociedade.
Agora, quem é negro? O Brasil sempre foi multirracial com predominância do mestiço, do pardo. Uma etnia brasileira, como reconheceu o antropólogo Darcy Ribeiro. “Uma identidade própria e mestiça que a faz distinta das demais nações.”
Existe a polêmica inversa. Movimentos negros querem acabar com o pardo. Querem que todos se reconheçam como negros, à moda americana. O motivo é evidente, aumentar o percentual de cotas em concursos, e vestibulares onde depois, não querem que esses mesmos pardos se beneficiem. É um exagero tão grande, como querer minimizar o impacto que a escravidão imprimiu aos descendentes dos escravos, especialmente àqueles que concentram as características da negritude.
Curioso, quando pequena me achava branca. Era mais clarinha e sabia que nem todos os brancos tinham pele alva, como a Branca de Neve. Um dia, me dei conta de que não era uma morena, como a Sofia Loren, que era mestiça. Passei a me identificar como parda, com cultura européia.
Os movimentos negros tem que ser respeitados, o dia da Consciência Negra tem que ser respeitado, é legitimo. O que tem que acabar é esse conceito, americanista, que querem adotar agora, considerando negros, os pardos.
Os norte americanos não tinham pesquisas cientificas, assegurando a predominância das características da raça negra, em um mestiço. Chamam os mestiços de negros por empáfia, por exclusão. Tem uma gota de sangue de fora, não é um dos nossos.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento
Comentários
Postar um comentário