Capitalismo - Sucessão

Qual modelo sucederá ao capitalismo, ou melhor, sistema de prevalência da livre iniciativa?
O socialismo, sob comando do Estado, já vimos que não funciona. O comunismo jamais, não somos formigas, nem abelhas. As colméia, aliás, são tão símbolo de feudalismo, como de comunismo, não de sociedade livre. Todos trabalhando para o senhor feudal, ou para as benesses, dos membros dos Politiburos.
A tendência natural do capitalismo é a super concentração. Ruim para todos, inclusive para o dono de tudo. Se um dia fictício, que não estaria muito longe, houver a superconcentração, uma única pessoa dona de tudo no mundo, esta pessoa será pobre. O bem produzido terá preço zero por não haver quem tenha posses, para ser comprador.
A opção poderia ser um capitalismo social, à moda escandinava. Alguns consideram não ter dado muito certo porque, na concorrência internacional, perde para países com poucos gastos sociais, mas certamente seria a única opção válida. Deveria ser plenamente adotado, a começar pelos países mais ricos, o Brasil precisaria primeiro remover os entraves ao empreendedorismo.
O importante, a ser levado em conta, é que a livre iniciativa é imprescindível, para haver criação. O germe da criatividade é individual e estimulado pela perspectiva de crescimento pessoal. O Estado, no comando da produção, acaba criando parasitas, relegando capacidades autênticas. 

 

 Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos