Tutoriais

O primeiro cuidado de um webmaster, além de produzir uma interface adequada, aos objetivos do site, seria com a exatidão dos comandos e conteúdos. Principalmente em atualizações.
Qual o problema de um site ficar anos com a mesma cara. Em princípio nenhum, mas os desenvolvedores precisam ter trabalho. Ótimo, que façam com capricho.
Todo possuidor de website tem a cultura de renovação. O site sempre tem que estar com cara nova. Mudam freqüentemente a posição dos itens, na página, tipo supermercado, que volta e meia muda as posições das prateleiras. Não é aquela mudança por novas concepções, houve época em que os sites eram estáticos, hoje priorizam a interatividade. Agora, também as propagandas estão migrando, em massa, para a internet.
A gente quer acessar o planejamento que acabou de fazer, para uma atividade online e não encontra forma. Não vê botão de pesquisa, para auxiliar. Desistindo, volta ao inicio do site encontra um item orientações, que leva a um tutorial. Ai começa o descompasso.
O tutorial manda clicar no botão planejamento à direita. Absolutamente não existe o botão. A gente olha, minuciosamente, a página e ele não está lá. Percebe que está na pagina correta, confirma e reconfirma o endereço lá em cima, prestando atenção redobrada nos caracteres, depois da primeira barra do endereço. Nada. Definitivamente não há o botão planejamento, à direita.
Acabamos encontrando um item, desfazer planejamento e nele há opções : Desfazer ou deixar como está.
Isso quando chegamos ao tutorial pela interface atual. Pior, quando é encontrado em buscas na internet. Página perdida e solta. Até da Receita Federal encontramos páginas perdidas e soltas.
O primeiro capricho de um webmaster ao renovar uma página deveria ser renovar os links para as páginas subsidiárias em todos os níveis. O segundo seria remover da web toda página já fora de uso.
E quem faz tutoriais deveria ter preocupação com a exatidão.

  

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos