Xenofobia fundamentada

Cidadãos resgatados na Faixa de Gaza chegam ao Brasil*. Das primeiras 32 pessoas, ao que consta, 22 são brasileiros e 10 são familiares palestinos. Quantos mais virão? Aí mora o perigo. Pode parecer xenofobia, mas fundamentada.
O Brasil está lutando para se livrar de cultura machista, no mau sentido, que não é aquela em que o homem  protege e apoia a mulher, onde os dois sexos (gêneros, para os que preferem) dão o melhor de si, em benefício de todos. É aquela do domínio unilateral do macho, valendo-se de sua maior força física, muitas vezes massacrando a mulher.
Não é hora de recebermos, com igualdade de direitos, membros de cultura onde a mulher é ainda, menos valorizada  do que ocorria aqui, em tempos  que já ultrapassamos, com dificuldade e ainda, não plenamente.
Por mais riscos, que possam correr no local onde moram, só podemos aceitar aqui os que vivam de acordo com os nossos costumes, principalmente nos pontos que ainda lutamos, para nos adequarmos.
Não podemos tolerar que façam a mulher se sentir socialmente inferiorizada, além de violência psíquica e moral. Não podemos tolerar que, aqui em território brasileiro, vivam como cidadãs de segunda classe, em relação ao homem. Já temos que lutar, para resgatar as nossas.
Para começar, proibir, terminantemente, rosto coberto. Além de humilhante, pode camuflar um bandido Alguém pode alegar que a máscara contra a COVID cobria. Cobria parcialmente, deixando visíveis o formato da cabeça e principalmente pescoço. Não podemos ter, aqui, bandido disfarçado em véus muçulmanos.
Não podemos trazer para cá os riscos que a Europa está correndo. O europeu tem mais tradição e meios de impor o respeito individual, incluindo mulheres e estão tendo dificuldades.

*https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/11/13/cidadaos-resgatados-na-faixa-de-gaza-chegam-ao-brasil.ghtml

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos