Inventos

Conversando em um grupo, lembrei que, quando criança pensava que quem inventou o automóvel teria inventado, logo de saída, motor, volante, porta -luvas, espelho retrovisor, limpadores de para-brisa, essas coisas.
Meu pai explicou que os inventos foram se somando. O primeiro automóvel foi pensado colocando um motor para fazer força, no lugar do cavalo puxando a carroça. Depois foram melhorando a posição do motor, usando acessórios que já existiam, alguém inventava um novo, até o automóvel que temos, nos dias de hoje.
A conversa foi indo e caiu no smartphone, com tela sensível. Difícil imaginar quantos passos foram dados, para chegar aí.
Depois, voltou no tempo e foi questionado o uso da hélice, como propulsora de embarcações. Refletindo, hélice é até fácil, um invento à altura de mentes comuns. No início era o remo entrando na água, até que alguém teve idéia de automatizar, de forma que pudesse ficar comodamente sentado, girando uma manivela e transmitindo o movimento para um sistema de pás fixadas a uma roda (nessa altura a roda já estava inventada). As pás retas sofriam muito, com a resistência da água, e deviam partir-se com facilidade. Alguém teve a idéia de incliná-las, para entrarem mais facilmente. Depois outro alguém considerou que envergando em curva, a entrada na água era mais suave, reduzindo a perda de força. Daí surgiu a hélice.
O importante, em tudo isso, foi o habito da continuidade e da  observação. Aproveitar e aprender, com o que veio antes. Imaginem se cada pessoa tivesse que começar do nada.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos