Estereótipos

Palavra sempre na moda, estereótipo é um conceito atribuído a pessoas, ou grupos sociais de forma tendenciosa. Tentam dizer, que o modo de ser da sociedade é devido a esses estereótipos, principalmente sobre gênero, que forçam as pessoas a adotarem, como padrão.
Fico pensando em minha vida, minha família, em como fomos criados, o que foi ensinado, exigido e valorizado. Essa questão de gênero, sexo como se chamava na época, praticamente não era discutida. A gente era, como era e pronto!
O mais engraçado, disso tudo é que o meu irmão, posso considerar o estereótipo do macho. Não quero dizer que ele fosse super-homem, nada disso. Apenas, que ele só gostava daquilo que eram coisas de menino. Meu pai, médico, passava o dia inteiro fora de casa. Ele convivia quase o dia todo com mãe, três irmãs e empregadas. De manhã cedo ia um senhor para tratar dos bichos, inclusive um jacaré e passarinhos, que, aliás, ele gostava muito, mas o resto do dia era com mulheres.
Só gostava de brincar fazendo estradinhas, no quintal, montar e desmontar coisas, adorava ferramentas, brincar com pilhas e tentar fazer lanterna, desde pequeno. Bonecas, das irmãs, só se interessava quando quebravam, para inspecionar o mecanismo de abrir e fechar o olho, ou o de fazer andar em passos. Se ia mudar de lugar uma boneca, que estava atrapalhando, pegava pelo pé, ou pelo cabelo e largava para lá. Cores, só conhecia as primárias, além de branco, marrom e preto. Quando engenheiro, referindo-se à cor de uma parede, que a cliente queria que pintasse disse, azul não sei o quê. Lado direito do cérebro, certamente minimalista.
Já minha filha é filha única e quando pequena, estava começando esse questionamento de determinar brinquedos, pelo sexo da criança. Como não havia carrinho em casa, comprei um fusquinha, daqueles de fricção, para ela. Pegava o fusquinha no colo e de noite enrolava e botava para "mimi", como fazia com os bichinhos de pelúcia.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos