Nazifascismo e genocídio

Essa questão de chamar alguém de nazista, ou fascista, ou também genocida, tem que ser vista como um pacote completo. Tem que ser comparada com a totalidade dos feitos de um Hitler, um Stálin, um Mussolini e outros.
Nazismo, por exemplo, envolve extermínio de judeus, de portadores de deficiências e de povos dominados. Não é apenas a glorificação da origem ariana, dos cidadãos.
A teoria da supremacia ariana foi usada, pelo nazismo, para tentar congregar o povo alemão, que vinha esfacelado em feudos, ou cidades isoladas, desde tempos medievais, ao contrário dos rivais França e Inglaterra. Um povo sem grandes vínculos com a pátria, que abandonava seu país, emigrando.
Em publicações brasileiras, de sessenta anos atrás, diziam, de formas as mais sinuosas, que o brasileiro tinha herdado, da origem europeia a cultura formal, do negro a força e rusticidade e do índio a adaptabilidade à natureza; chegando ao ponto do antropólogo, socialista, Darcy Ribeiro criar uma identidade brasileira, exaltando as qualidades do povo miscigenado.
Em sua obra O Povo Brasileiro, de 1995, assim o descreveu: Uma nova Roma, lavada em sangue negro e sangue índio, destinada a criar uma esplêndida civilização, mestiça e tropical, mais alegre, porque mais sofrida, e melhor, porque assentada na mais bela província da Terra.
Mesmo tardiamente, foram usados os mesmos princípios de Hitler, que proclamava: Povo alemão, temos que nos orgulhar, somos arianos! Darcy estimulou o povo brasileiro a se orgulhar de sermos mestiços.
Não seria adequado rotularmos o Darcy Ribeiro de nazista. Também não podemos rotular dessa forma e assemelhadas, governante, como o Presidente Bolsonaro, por querer ordem e respeito às instituições e num momento em que vivemos uma pandemia, tomar atitudes para salvaguardar o pais, de forma global.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos