Tempo voa

O dia da gente está indo embora rápido. Será a idade avançada? Também. Mas o principal é a demora para realizar pequenas atividades, que antes eram corriqueiras. Demora no trânsito congestionado, meia hora para ir e meia hora para voltar do supermercado, fora o tempo das compras. Demora na fila na farmácia. Os sistemas estão sempre emperrados e solicitam dados completos do comprador, até par vender um esparadrapo.
Hoje ninguém mais quer atender, cortam toda forma de atendimento. E-mail, telefone direto, no máximo jogam para um call center, ou atendimento pelo WhatsApp, respondido por robôs. O pior de todos é o call center, onde se leva uma tarde inteira para agendar com a concessionária, para marcar a revisão do carro, ou com a TV a cabo.
Um atendimento que há cinqüenta anos era quase sempre presencial, virou telefônico, com dificuldade, depois, telefônico eficiente com os PABX. Ligávamos, uma atendente apta redirecionava a nossa ligação, para o destino adequado. Depois veio o atendimento por email, respondido no mesmo dia, ou central telefônica, com opção da chamada já cair direto na mesa de quem iria resolver.
Hoje são os famigerados call centers, atendidos por gente sem vínculo com o assunto, que termina com o inevitável: Terá resposta em cinco dias úteis, senhora! Isso depois de longa espera,  fazer dezenas de escolhas, ouvir musiquinha e inúmeras sugestões de baixar o aplicativo (opção que descartamos, por precisar  assinalar que concordamos com serviço mal prestado).
Na Receita Federal, ligávamos e éramos atendidos por técnico, preparado para responder à maioria das questões e que repassava a alguém mais graduado, se necessário. Depois veio o 146, só como call center e para perguntas pré estabelecidas.
Por que isso? Não há razão para diminuir empregos. Existe muita gente para empregar. Algumas profissões novas surgiram, como motorista de Uber, ou digital influencer, mas não acomoda todos.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos