Cirurgia bariátrica

O Ministério da Saúde tratando obesidade e diabetes através de cirurgia bariátrica. 291 mil cirurgias de 2020 a 2024.
É por aí mesmo? Estamos no caminho certo?
Não vejo divulgarem estudos daquilo que leva à compulsão alimentar. Se estudam é coisa muito reservada. Aditivo nos alimentos, propositais, ou não. Realçadores de sabor, essas coisas. Alho e cebola não são os culpados, são historicamente usados. Salsa, coentro e pimenta, também não.
No passado as pessoas, principalmente pobres, comiam muita farinha de mandioca. Diziam que não era o ideal, inchava na barriga, mas não levava ninguém à diabetes, nem a obesidade mórbida. Pessoa entediada reclamava da vida, mas não ficava comendo por causa disso.
Mesmo famílias de posses e displicentes na educação dos filhos, permitindo tudo, não tinham crianças obesas.
Muitas brincavam, corriam, mas outras eram pacatas, ou ficavam agarradas aos livros. Uma coisa tinham em comum: tinham peso adequado. Falo em crianças de classe média para quem não faltavam alimentos. Hoje vemos pessoas muito jovens, até adolescentes, já com dificuldade de caminhar, por excesso de peso. Levam muito para o lado da educação. Pode até ser, porém mal educado de antigamente tinha todos os defeitos, mas não era obeso.
Culpam genericamente a fast food. A comida rápida pode ser a responsável, por ingredientes que contenham, não pelo fato de ser rápida.
Deveria ser feito trabalho científico com grupos de controle. Sei que é um vespeiro, a briga com fabricantes dos produtos seria grande, mas tem que ser enfrentada.

https://g1.globo.com/google/amp/saude/noticia/2025/05/20/cfm-muda-regras-e-amplia-recomendacao-para-cirurgia-bariatrica-veja-o-que-mudou.ghtml

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial 2

Brioches com champagne

Reescrever o hino