Reformas e ruídos

O autismo é condição que pode englobar uma serie de particularidades. Sorte da humanidade, que atentou para fato que angustiava a vida de portadores e suas famílias. Entre as diversas características uma, muito frequente, é aversão a ruídos de naturezas diversas, como estouro, queda de metais, barulhos de equipamentos, como serra mármore, serra de metal, rasgos em alvenaria , alarmes sonoros apitos, som alto de  vozes, equipamentos e outros.
Há pessoas que ás vezes portam apenas uma das características, comuns ao espectro autista, como a aversão a ruídos. Neste ponto específico, seu sofrimento não deve ser menor, do que o daquele que foi atormentado, com mais sintomas.
Dia 2 de abril é dia Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo Entre os debates, que são feitos, deveria ser abordado aquilo que muitos vêm aceitando estoicamente, sem atentar em abolir, ou minimizar, como os ruídos da construção civil, principalmente reformas. Aliás, a construção deveria ser feita já pensando nas reformas, que virão a ser necessárias, em épocas futuras.
Enquanto operários lutam para adequar o ambiente ao projeto de arquitetura de interior, que encantou os proprietários, não se dão conta de que no apartamento ao lado, ou abaixo, tem alguém rilhando os dentes de desconforto.
A Engenharia deveria mudar. Ter como um dos objetivos, além da óbvia segurança, cuidar da limitação de ruídos na construção, no dia a dia e principalmente, em eventuais reformas. Mudança radical. Edificações passarem a ser constituídas de módulos fácil e seguramente encaixáveis, empilháveis e substituíveis. 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos