Diversidade

Tudo que se refere a Sociologia e a Educação leva, ao máximo, o conceito de diversidade. Certamente que não se pode ter um universo padrão para todos  mas, para se administrar uma situação tem que se partir de um ponto, em que se busca a uniformidade, para se conseguir lidar com o conjunto.
Aceitar as diferenças não quer dizer manter as diferenças.
Poderemos dizer que o processo educacional atingiu o limite do sucesso, quando o aluno que veio do meio carente de tudo, de moradia, alimentos, atenção e segurança conseguir igualar, sem concessões, em uma olimpíada de Matemática, ou concurso de redação, aquele que sempre teve tudo, ao tempo e à hora.
Em Matemática básica, quando temos que comparar frações, a primeira providencia é reduzir ao mesmo denominador. Comparar 1/2 com 3/4 e 7/8, vamos reduzir a um único denominador 8. Teremos: 4/8, 6/8 e 7/8. Vemos então que 7/8 é a quantidade mais elevada e as outras frações precisarão de acréscimo, para chegar à almejada igualdade.
Respeitar as características de cada um é válido. Entender que um aluno filho de pais analfabetos precisará de mais tempo e mais atenção, do que o filho de pais doutores, ou que um aluno disléxico precisa de atenção especial. Mas, o objetivo deveria ser reduzir ao mesmo denominador, até para ver o suplemento educacional que precisaria ser efetivado.
Teria que, antes, ser estabelecido o objetivo. Seria que todos tenham educação para acesso a faculdades, ou trabalho, com base suficiente para entender o que está estudando, ou o trabalho que está executando?
Ou o estudo plural assimétrico, na forma que é consagrado, seria para manter a assimetria? O menino de rua virar um adulto morador de rua, mais esclarecido e com noção dos fatos históricos, que o levaram àquela situação.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos