Conjecturas culturais



O que é valido, o que é legítimo, o que é arte, o que é cultura? Seria o saber? O conhecimento? O que faz bem? O que remonta às suas raízes? Ou o que lhe é imposto como tal?
E aquilo que o incomoda, que lhe faz mal, que tira a sua tranquilidade e sossego?
Quem tem direito a aceitação? Apenas quem acha que é normal defecar em publico, sem se importar que outros estejam vendo, ou validando e até, impropriamente, aprendendo?
O que seria civilização? Voltar ao estado animalesco? Seguir os próprios impulsos, sem medidas e não estar nem ai?
Talvez pertencer a uma raça, ou etnia, seja a única coisa de algum valor, na cabeça de um individuo e ele se sente bem, quando usa. Ele pode ser um nada, entre seus iguais de raça, não se destacar em coisa alguma e ficar intimamente satisfeito, com o que considera um privilégio. Ele não é um artista, um campeão em esportes, ou CEO em alguma empresa, nada disso.
O desdem pelo próximo pode ser uma expressão real de sentimento cultural. Homofobia também, pode ser cultural. Machismo, mais que cultural, às vezes imposição da própria natureza.
Relativizando, aceitando, absolutamente tudo, pode ser válido.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos