Imprensa 2

Uma boa imprensa é imprescindível para a democracia, seja ela escrita, falada, por televisão, ou internet. Indiscutivelmente é muito bom a pessoa estar informada e qualquer coisa, por mais banal que seja, é bom saber que há um profissional responsável pela informação. Quanto a fatos em si, a imprensa formal é imbatível. 
Neste blog sempre uso link para páginas da mídia formal, confirmando os fatos que são citados. O que circula em redes sociais, cito apenas como opinião popular. 
O problema é quando a imprensa resolve misturar a sua cor política, com a informação que presta. Faz isso de duas formas: 
A primeira, aceitável é emitir opinião favorecendo um lado da questão. Em pouco tempo, todos os leitores conhecem o seu lado e se resguardam. 
Ruim é usar dados e estatísticas reais, para passar impressão falsa. Esquecer proporções. Valer-se do fato da maioria da população não estar, sempre, com a Geografia e a Matemática, prontas para uso. 
Faz uso dessa estratégia para manipular a opinião pública, especialmente contra governos. 
O Brasil será sempre um dos maiores do mundo, em qualquer aspecto. É o quinto maior país do mundo e fora a Rússia, assemelha-se, em tamanho, aos outros grandões. É também o sexto em população, era o quinto, até recentemente. 
É claro que a quantidade de assaltos, mortes pela polícia e violência contra a mulher, aqui, será sempre muito alta. Em números absolutos. Há países pequenos, com número muito alto de violência. Mas não dizem que o Brasil é um dos países que mais gastam, com saúde pública e educação, em números absolutos. Nestes casos, vem o “per capita”. 
O pior é quando faz o trabalho sujo de “escolher” o que informar. Ações degradantes de uma facção, serem omitidas do público. 
Isso volta-se, contra os próprios. Pessoas não sabendo fazer uma análise aprofundada, acabam invalidando como um todo. “Não leia esse jornal, só diz mentira!”

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos