CAPTCHA

Tem coisas que devem ter sido inventadas por gente sádica, para atazanar a vida da gente. Aquelas letrinhas e números tortos e muitas vezes borrados, que temos que copiar, antes de enviar uma página pela internet e que a gente, não apenas o computador, tem dificuldade de ler. Muitas vezes diferençando maiúsculas e intercalando números.
São as CAPTCHAs , acrônimo de Completely Automated Public Turing Computers and Humans Apart (Um teste de Turing público e completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos). Artifício usado para evitar que a página seja acessada por programas de computador e não por pessoas.
É complicado diferençar 9 de g minúsculo, 3 de 8 em caracteres borrados, a letra O e o Q maiúsculos porque, muitas vezes, o campo é cheio de pequenos pedaços de linha, como complicador.
No celular é um quadradinho, que a gente tem que assinalar e depois aparece uma serie de imagens, para que mostremos em qual há anúncios, ou faixa de pedestres, árvores, ou qualquer outra coisa. Às vezes é só uma beiradinha. Um pedacinho de ramo, com duas folhas conta como árvore? Quando a conexão está ruim, muito frequente nesta pandemia, perde-se muito tempo, fazendo gerar nova imagem.
Poderia ser valido em alguns casos, como pesquisa de opinião, ou abaixo assinados, para evitar que um robô influencie. Mas para pegar segunda via de imposto? Quem vai querer por um programa de computador, para pegar vários boletos? E se assim ocorrer, pode ser uma boa expectativa, de que muitos pagamentos serão feitos.
Quanto menos importante, sobre o ponto de vista de precisão do site, mais tortos, enfumaçados ou borrados costumam ser os caracteres. Quando é um site tipo visto americano, os caracteres são limpos e em geral só maiúsculas.
Quem teria inventado essa baboseira, para incomodar a vida da gente? Certamente foi o Satanás em pessoa.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos