Varella e o covid 19

Esse médico Varella, que gosta de aparecer na TV, continua na mídia, agora em jornal, com previsões apressadas e assustadoras. Pior, que apenas em principio, porque a midia não levou em consideração o impacto total da pandemia, no Brasil e no Mundo.
Para quem não esta muito lembrado, é aquele médico que visitou e confraternizou, com abraço apertado, um transexual assassino e estuprador de  criança, ao comemorar o Dia Internacional da Mulher.
O jornal, parece que a Folha,  trouxe em sua manchete, algo como “Brasil pode assumir a humilhante liderança mundial em óbitos, pelo coronavirius”. Fez a comparações, de praxe, com países europeus e Estados Unidos. Algo como cem mil mortes.
Vai ser muitas vezes mais, somando as consequências indiretas. Nos outros países também. Principalmente os países pobres. Vai passar do milhão aqui e dezenas ou centenas de milhões, no mundo. O mundo inteiro vai ter que refazer as curvas.
A análise pensou apenas nas mortes atuais. Não levou em consideração e nem mencionou, as que ocorrerão em conseqüência do aumento estratosférico do desemprego, aumento da desnutrição, dos casos de aids, câncer, não detectado precocemente e principalmente, da criminalidade. Os aumentos do numero de mortes, fora da curva, nos próximos cinco, dez e talvez até vinte anos, serão conseqüência desta, ainda não devidamente explicada, pandemia.
Pessoas confinadas, sem acesso a camisinha, porta aberta para aids, violência contra a mulher e crianças, pedofilia, bebedeiras e violência causada pelo desemprego. Desemprego e aumento de criminalidade, andam juntos.
O Brasil conseguiu quebrar um pouco essa conseqüência, de curto prazo, com o auxilio emergencial. Mesmo assim, não é coisa de implementação fácil, nem segura. Sistemas são complicados até no ENEM, ou SISU, que ocorrem em situação de normalidade.
Temos que levar em conta, que o sucateamento da rede hospitalar e suas conseqüências é problema crônico em nosso pais, causado por décadas de malversação do dinheiro público.
Houve superfaturamento, até agora, nesta pandemia. Vários estados fizeram compras, superfaturadas, de equipamentos. Isto provoca mortes. Pela menor quantidade adquirida, pelo dinheiro pago e também atrasos, por conta de compras obrigadas a serem canceladas. Tudo isso tem que entrar na conta da pandemia.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos