Individualismo

Cérebros pensando individualmente, atitude sempre desprezada, frente ao coletivismo imperativo.
Observando da altura o desenrolar do trânsito. Décadas de desapreço e a gente não se da conta da maravilha que é. Trânsito, tão vilipendiado, mas... funciona !
Incrível, como funciona! Centenas, às vezes milhares de veículos seguindo, cada um com uma cabeça diferente no comando e conseguem se deslocar.
Automóveis, caminhões, pedestres, motos, bicicletas, na mão e na contramão, veículos parados e obras. Todos acabam chegando a seu destino e pasmem, inteiros! Pelo menos quase sempre.
As colisões e atropelamentos, infelizmente existem mas, na realidade, são poucos, por mais que horrorizem e engordem estatísticas. Passa uma manhã inteira sem uma batida ou atropelamento. E o incrível é que as pessoas não têm comunicação entre si. Uma linha de montagem, com essa diversidade, não funcionaria por cinco minutos.
Importante é como um conjunto de cabeças pensando de forma diferente, com habilidades diferentes e estados emocionais diferentes, consegue funcionar. Se houvesse um comando central, mesmo que fossem apenas veículos novos e computadorizados, o trânsito iria parar.
Imaginem, no trânsito, as pessoas se comunicando, dizendo: Eu entro pela direita e você depois. Não, você entra na minha frente, aguarda aquela bicicleta passar. Não daria certo!
Ou então um comando central. Como? Um carro esta desalinhado, outro, o computador de bordo não funciona. Está com vírus manda informação errada!
As pessoas agindo individualmente, o resultado global acaba  saindo melhor.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

 

Comentários

  1. Comentário pessoal. Isso vale para tudo. As pessoas pensando individualmente, o resultado acaba ficando melhor para todos.

    ResponderExcluir
  2. Vale também para política

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos