Google

Os buscadores antigos, da internet, bem antes do Google já retornavam milhões de resultados. Depois dos anos 2000, bilhões. Cabia ao usuário usar os operadores lógicos e ir reduzindo até ficarem poucas páginas. Se fosse hábil, sempre conseguia o que queria, nas  primeiras páginas. Se a pesquisa fosse em português, encontrava no Brasil, em Portugal, alguma coisa em países africanos, de língua portuguesa, em universidades americanas, ou alguma europeia.
O importante: sempre conseguia o que queria. Sempre havia uma página, mesmo na Conchichina, que abordava todas, ou quase todas as palavras que escolhía e mostrava um texto dentro do conceito que buscava.
Os buscadores não faziam diferença por maiúsculas/minúsculas. pela acentuação, aliás, ainda não fazem. Quando ia buscar algo sobre pele, tinha que começar usando o operador (-) menos. –futebol –partida -jogo. Ainda assim vinha Pelé. Continuava reduzindo: –juiz, -adversário -gramado e acrescentava alguma palavra relacionada a pele, dentro do que buscava, como "hidratação", ou "hidratar", ou "hidratada".
Hoje não. Muitas vezes, se busco um texto que contenha, apenas quatro palavras específicas e bem comuns, retorna um “infelizmente não encontramos resultado satisfatório”, ou coisa parecida. Satisfatório para quem?. Temos o mundo inteiro ao nosso alcance, e o buscador fica fuçando a nossa esquina, pelo GPS.
Há quem fale em configurações. As configurações estão cada vez mais difíceis de serem encontradas e muito limitadas, cada vez apertam mais.
Tento outras plataformas, que  não o Google, mas é a mesma coisa. As plataformas de busca começam atendendo seus usuários e depois deixam estes de lado para melhorar as coisas, para seus clientes empresariais.
Deveria existir um Google pago, que trabalhasse exclusivamente a serviço do usuário.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos