Arte 3

O conjunto fica harmonioso quando cada um faz bem a sua parte. Basta olhar o mal afamado e maravilhoso transito. Milhares de cabeças pensando e ele ainda flui. Mesmo superando várias vezes a capacidade da via. Se tivesse um comando central, ou se os motoristas tivessem que discutir as possibilidades, entre si, não teria chegado a meados do século passado.
Os Estados Unidos cresceram e viraram a superpotência que são, com muitas décadas de incentivo à autorrealização. É um conjunto de vontades individuais. Solidariedade e ajuda sim, mas o importante é a vontade, de cada um, de vencer. A arte e cultura são muito importantes, para multiplicar essa disposição. Onde todos lutam para si, o conjunto prospera.
O cinema americano espelha bem essa capacidade ou é o incentivo, não dá para se estabelecer o que vem primeiro. O que vemos é que os filmes mostram pessoas se agarrando à borda de um precipício, lutando para se salvar, esfarelando as unhas e depois ... o triunfo!  Filmes de monstros, de cheerleaders ( animadoras de torcida ), de catástrofe. Sempre gente lutando à exaustão e conseguindo. Esse é o recado: Lute até conseguir.
Essa ideia do coletivo, que sempre tentaram impor no Brasil, não traz resultados. Só serve para privilegiar uns poucos aproveitadores. Nossos filmes focam na miséria e no desamparo. Isso é desastroso, na cabeça do jovem. Nosso ex-ministro da cultura tinha razão. A arte teria que ser heroica. Imperativa.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir
em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos