Reiluminismo

O Iluminismo foi movimento que surgiu na Europa e que marcou o inicio da idade contemporânea. Era totalmente contra o absolutismo dos reis e criou o conceito de que o poder é delegado pelo povo e não direito divino.
No mundo e no Brasil, onde acabou chegando, o conceito foi evoluindo com percalços, levando a processos como a nossa independência, Império, já em moldes não absolutistas, à abolição da escravatura e à República. Influenciou todos os segmentos da sociedade, mas, aparentemente, não o poder Judiciário
Como conseguimos viver até este 2020, data que até parece futurística, com o Judiciário absolutista que temos ? Futuro sempre foi sinônimo de avanço e nós, com um Judiciário medieval. Judiciário onde o cidadão deixa de fazer uma cobrança judicial justa, porque sabe que será um gasto à toa. Que o denunciado tem prestigio lá dentro e o processo não vai andar.
Quando a gente vê um Supremo liberando políticos, comprovadamente culpados e agora, um narcotraficante, chefe de quadrilha, que controla os presídios na maior cidade do pais, com ramificações, até no exterior e que representa alto risco para a sociedade. Minimizando crimes, como trafico de drogas e tudo o que está em sua cadeia: Assassinatos, trafico de armas, incêndios de ônibus, corrupção, também de crianças, tanto pela droga, quanto cooptando para o crime.
Provavelmente aqueles reis absolutistas, da História Geral, não causavam tantos males. E o brasileiro tendo que agüentar calado.
Já passou da hora de termos um Reiluminismo, aqui no Brasil. No poder Judiciário. Acabar com toda a pompa e exigir comprovada demonstração de lisura e saber jurídico de seus membros, principalmente dos titulares máximos. Como não são eleitos, teriam que demonstrar, mais ainda, compromissos com a sociedade. Trabalhar com a visão de que o povo é seu patrão, não subordinado. 

 

 Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos