Ainda máscaras

Ocorrências, ainda existentes, de infecção, ou morte pelo vírus da COVID 19 permitem algumas conjecturas:
É mais fácil a pessoa, morando em um aglomerado urbano como Vitória ganhar na loteria, do que ter ficado sem contato algum com o vírus. Inclusive pessoas que, praticamente, não saíram de casa. Mesmo que tenham saído pouco, podem ter tocado em torneira de sanitário, na antessala do médico, por exemplo. Acamados precisam de cuidadores, que receberam bafejos de outros passageiros, no transporte coletivo.
Além da suscetibilidade do próprio indivíduo, no momento da contaminação, o mais provável é que se contamine por jato forte de vírus, diretamente de pessoa infectada, provavelmente assintomática e não de um simples toque, que pode ser em seguradores de ônibus, portas, ou botão de elevador, produtos e sacolas de supermercado e outros que tal. Se fosse assim, a população inteira teria a doença. O vírus em atividade deve durar pouco, onde não acumule quantidade significativa. Passar a mão em um cuspe visível é muito perigoso, mas ninguém, em sã consciência iria fazer isso. Bom, mesmo assim, a higiene das mãos continua sendo muito importante.
Pessoas agem com algum exagero, usando máscaras andando de bicicleta. Eventual espirro, que dê vai se dispersar no ar, antes de atingir outra pessoa, ou o chão. O mesmo na situação inversa, se passar em um espaço  que recebeu espirro, as partículas já se dispersaram. Porém espirros, tosses e falas muito próximos, deve estar aí o grande perigo.
As vacinas, segundo os médicos, diminuem os efeitos do vírus, no organismo da pessoa acometida, mas indiscutivelmente, ninguém quer pegar a COVID. É precoce e temerário liberar do uso de máscaras, para situações de proximidade.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos