Aborto 2

Vendo agora aquela velha cantilena pró aborto, a da luta de classes. A rica vai para o exterior e a favelada corre risco, com curandeiras, em instalações ilegais.
Bom, não é a favelada, com cinco ou seis filhos, o real objetivo. É apenas a desculpa. É a celebridade, estimulada por drogas, que quer ir pra cama com o primeiro em quem tropeça, ou a executiva que, na hora agá, esquece os planos de carreira bem sucedida.
Deixando as religiões de lado, qual a grande corrente filosófica que embasou esse conceito, de que aborto é razoável, cabido, licito, ético, humano, justo, até doze ou dezesseis semanas?
O aborto não causa muito horror, porque o embrião é pequeno demais. A morte ou suplícios, quanto maior a vitima, mais horroriza. As pessoas não se preocupam em matar insetos, porém quanto maior o animal, mais o seu sofrimento é importante.
Ninguém se importa com os ratos serem cobaias, mas eles sentem dor, medo e estresse, tanto quanto os cachorros.
Alguém sabe, em que fase da gestação, aquele minúsculo embrião tem sensações? Creio que não. Apenas estabeleceram um limite em semanas muito aplaudido pela comunidade culta, militantes de direitos humanos, toda essa gente. Por que doze ou dezesseis semanas?
Em época, relativamente recente, também o nosso Supremo decidiu, em um caso específico, que a interrupção da gravidez, antes do terceiro mês de gestação, não configura crime.
Só há uma explicação, para tudo isso, o tamanho. Um facínora não pode ser condenado à morte porque tem tamanho. O pequeno embrião não tem.
Pelo visto, tamanho é o que importa. Quanto maior, a criatura, mais protegida. Imagine se conseguíssemos trazer de volta os dinossauros. Matar um Tiranossauro Rex, com certeza, daria pena capital.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos