Trabalho adolescente
Adolescentes apreendidos por furto na Praça da Ciência.
Ao adolescente deveria ser dado o direito de trabalhar. Trabalho de pouco desgaste, fisico-emocional. Principalmente jovens, cujas famílias não podem dar algum dinheiro, para gastos pessoais.
A intenção da lei, que impede o trabalho, é boa. Pretende que o adolescente dedique-se aos estudos e atividades lúdicas. Mas não funciona.
Não adianta, apenas, proporcionar-lhes escolas bem equipadas, transporte, livros, tablets, uniformes, aulas de artes, idiomas, esportes e três refeições diárias.
Menino quer dinheiro para bobagem. Se a família não tem para fornecer, só há um caminho, além da frustração: furto ou roubo.
O que pode acabar sendo início de uma carreira criminosa.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Aqui sou a favor do modelo nórdico: pagar a criança para estar na escola. É caro, mas tão caro quanto é a criança solta, no mundo do crime.
ResponderExcluir