Sistema bom

No inicio dos anos setenta fui com minha mãe à Caixa Econômica, abrir uma caderneta de poupança. Tinha que levar fotocopia da identidade, CPF e comprovante de residência. A funcionária, que me atendeu pegou um conjunto de páginas de um bloco, não precisava mais intercalar papel carbono, a folha da frente carbonava a de trás. Digitou meus dados rapidamente, tinha passado no concurso da Caixa, porque era rápida na datilografia. Tirou o papel e falou: Confere os dados, rubrica todas as pagina e assina a ultima.
Enquanto conferia, ela pegou o cartão de assinaturas, preencheu com meus dados pessoais e me mandou fazer, acho que, cinco assinaturas. Enquanto isso, pegou uma cadernetinha de papel, colocou na máquina e preencheu, com dados da minha conta.
As folhas assinadas, ela separou em conjuntos, pôs um conjunto em uma pasta com pendurador e arrumou em uma gaveta pela seqüência das contas. As fichas de assinatura em um arquivo, também na ordem das contas, botou uma capa plástica, na cadernetinha e me entregou, com um sorriso. Parabéns! Você é a mais nova cliente da Caixa. Tempo total: mais ou menos dez minutos.
No inicio dos anos dois mil fui fazer o mesmo, com a minha filha. Pediram a mesma coisa: identidade, CPF e comprovante de residência. A funcionária demorou a conseguir entrar no sistema. Dava várias marteladas com os dedos, no teclado. “Esse sistema, hoje, está horrível, reclamou. Acho que vou ter que reiniciar”. Reiniciou, a mesma coisa, as mesmas marteladas no teclado, a mesma cara feia, a mesma reclamação, do sistema horrível. Cada mudança de página, no computador levava mais tempo, que a moça dos anos setenta levava para levantar e pegar a pasta no armário. Quando acabou, ela entregou um cartão magnético. Vi o tempo gasto: 40 minutos .
Pensei: Esse negócio de sistema só vai ficar bom lá pelos anos 2015-2020. Pior: Estamos em 2023 e nada! Não ficou bom ainda.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos