Idoso

Quando Deus premia alguém com uma vida longa e lúcida, é para que seja aproveitada em sua totalidade, sem embaraços que lhe impeçam de viver a plenitude do que ela lhe reservou.
O artigo 10 da lei no 10.741,  Estatuto do Idoso, diz ser assegurados à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
O idoso lúcido que, não tenha histórico de ser perdulário, imprudente, ou ter insanidade mental, tem direito de ter sua intimidade e correspondência inteiramente respeitadas. O zelo devido pelos familiares e pela sociedade, jamais pode lhe causar embaraços. Sempre é tempo para se por limites a interferências inoportunas e exigir respeito à privacidade.
Se a lucidez estiver afetada, ele tem que ter sua condição mental e imagem respeitadas, mesmo que seja necessária intervenção.
Cuidei de respeitar a privacidade do meu pai até depois de falecido. Não me sentia no direito de obter informações que pudessem, eventualmente, arranhar sua imagem, tão solidamente plantada em meu ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos