Eleições reorganização

O Brasil é um país centralizador. As leis e medidas, principalmente as que lidam com o indivíduo são nacionais, definidas para o país inteiro. Se o governo federal tem uma conotação à direita ou à esquerda isso vai influenciar todos os Estados. Até a base curricular para o ensino é de decisão federal. Influi em toda a feição do país.
Se um partido comunista é eleito, para presidência, o país vira comunista. Fazem adaptações na legislação. Se um Estado ou Município tem seu dirigente comunista, pouco pode alterar. Estado ou município comunista não pode espojar terras do legitimo proprietário para redistribuir a critério próprio. O que pode fazer, no máximo, é desapropriar, conforme legislação de propriedade que é federal.
Isso faz com que a eleição federal se torne muito importante fazendo com que os eleitores dêem importância menor à escolha para os governos estaduais.
Poderia haver mudança na legislação eleitoral fazendo coincidir eleições para governador e deputados estaduais com a de prefeitos e vereadores, deixando a eleição presidencial acompanhada apenas pela de renovação do Congresso. Assim os eleitores poderiam ter maior foco na escolha do governador de seu Estado.

Comentários

  1. Acho, inclusive que as eleições para Governador, deveriam ser "casadas" com as de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

    As eleicoes presidências seriam "casadas" com as de deputados federais e dos senadores da república.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos