Mercado

As civilizações que tiveram por base a Filosofia pouco fizeram além de apreciar o universo e pensar muito. Não se sabe de máquinas criadas por aqueles cérebros formidáveis, fora um mecanismo chamado máquina de Anticítera, que os idealistas tentam assemelhar a um computador rústico, criado para calcular distancias do universo. Também um relógio, de água. Continuavam usando força humana, escravos, para sermos mais exatos.
Teriam criado máquinas que facilitassem o trabalho humano? Parece improvável. Pouco passaram das máquinas simples, como as alavancas e roldanas. Foi realmente muito desperdício de dons divinos, ou da natureza.Não eram tribos primitivas, como os bárbaros europeus, os africanos e os índios brasileiros e sim povos de inteligência impar. Que estudaram o universo e criaram reflexões, poesias e esculturas, que encantam até os dias naturais.
Todo o conforto que temos, de que até os mais desprendidos gostam de usufruir, devemos creditar aos vilipendiados capitalismo, economia de mercado e propriedade privada. As máquinas, o uso da eletricidade, a eletrônica, os mecanismos que permitem viagens interplanetárias, instrumentos que auxiliam em diagnósticos, tudo isso existe porque, felizmente, a nossa civilização resolveu valorizar característica inerente ao ser humano. Vontade de possuir, vontade de se dar bem. Possuir bens para garantir vida confortável. A corrida atrás dos objetivos, produzir para trocar, depois para vender, estimulou mentes criativas a produzirem tudo de que hoje desfrutamos.
Quem é contra o capitalismo deveria abrir mão de tudo isso. Retirar-se para uma “Pólis” e subir os degraus um a um. Não havia elevadores, fora umas alavancas para elevar cargas. Quem sabe consegue os ombros de um escravo? 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos