Educar é fácil

Quando minha filha era criança, às vezes atrasava para deixá-la no colégio, porque minha mãe, com quem morávamos me retinha na saída. Uma vez falei: Filha, não vai entrando assim, de repente, para na porta e pede licença à professora.
Um dia a professora me chamou: Sua filha é distraída, mas um amor. Você educou tão bem! Quando atrasa a chegada é a única, dos alunos, que pede licença para entrar.
Em compensação, desde pequena fiz com que ela juntasse e guardasse os brinquedos. Filha, já terminou de brincar com o Lego, vamos guardar. Ela ia escapando. Eu insistia: Vamos guardar, a mãe ajuda, você guarda um, a mãe guarda outro. Ela: minha cabeça está doendo! Não vai doer se você guardar o Lego, vamos, a mãe está ajudando. Ela: Está doendo muito sim, vou deitar na cama, para vê se passa. Eu: depois de juntar o Lego! Ela: está doendo muito, você tem remédio? Acho que vou vomitar! Ah, mãe, hoje não posso, guarda pra mim e começava a chorar. Lá pelas tantas, eu guardava o tal Lego.
Outro dia, outra estratégia: Filha vamos guardar o Lego. Não mãe, eu ainda vou brincar, quero montar o robô, você me ajuda? Eu: Filha, você já tinha terminado de brincar. Ah, mas não fiz o robô e a ideia só veio agora, depois eu esqueço, você me ajuda? Filha, tenho muita coisa para fazer, você vai montando e quando terminar, guarda. Daí a pouco as peças estão no chão e eu chamo: Filha, vem juntar o Lego. Ah, mãe tenho que ir ao banheiro. Vai depois de guardar o Lego. Não dá para esperar! Emendava com banho longo. Distraí-me com outras coisas e quando vejo, ela estava deitada, já começando a dormir e eu guardando o Lego.
Na próxima: Filha, guarda o Lego senão a Andréia (a empregada) vai acabar varrendo peças para o lixo e depois não dá para fazer o robô. Mãe, estou fazendo o dever de casa...
Resumindo. Falei apenas uma vez para pedir licença, para entrar na sala de aula e umas 599 vezes para guardar as peças do Lego. Até hoje, adulta, não guarda nada, mas pede licença para entrar.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos