Dinheiro falso
O indicador que mede o valor em dinheiro dos bens e serviços finais produzidos em uma região (cidade, estado ou país) por um determinado período é chamado PIB*. Vamos considerar o PIB anual do Brasil em uma unidade que chamaremos GO, gramas de ouro e que ele seja 50 bilhões de GO. .
Vamos, que em vez de manter esse valor, em espécie e títulos, o governo faz aparecer o equivalente ao dobro desse valor, 100 bilhões de GO. Só que esse dinheiro, 100 bilhões de GO não comprará 100 bilhões de gramas de ouro, comprará apenas os mesmos 50 bilhões. O dinheiro em GO ficou valendo a metade. Quer dizer: quem possui 100 GO, não compra 40 g de ouro, compra apenas 20g.
O excedente, que o governo deixou aparecer no mercado com suas extravagâncias é como dinheiro falso, sem valor algum. Apenas incha a economia, faz o que chamamos inflação.
O governo pode emitir títulos de dívida, mas isso tem limite. Poderíamos ter como base o quanto o cidadão pode se endividar. Primeiro, que endividamento teria que ser para investimento. Até internacional, como foi o caso de empréstimo para construção da usina de Itaipu, multiplicando enormemente a oferta de energia.
Não para ser gasto com consumo extravagante, ou agrados, para aprovar leis que os parlamentares, legítimos representantes do povo, não aprovariam, de forma alguma.
Se o link acima não abrir, copie e cole no navegador.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com
um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a
preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites
(Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações,
Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo
compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário