Lei Áurea

Passou o 13 de Maio e nem uma palavra, hoje não é mais importante. É a data da assinatura da lei Áurea, que libertou os escravos, em  13 de maio de 1888.
Só não dá importância à lei Áurea o pessoal de hoje, que vive atrás de cotas. Para o tataravô, que precisava de lei, para tomar a própria vida nas mãos e ir onde quisesse, foi realmente importante.
Todos os direitos, que temos, são ligados a alguma data. Os que querem direito garantido, precisam de lei. Alguma coisa tem que ser assinada. Deveríamos continuar festejando o 13 de Maio, em honra de nossos antepassados.
Imaginem, no período anterior, com a Lei do ventre Livre, de 1871. Filho de escrava, nascido depois dessa lei, nascia livre. Dois irmãos molequinhos criados juntos, um ano de diferença de idade. Um ganha o mundo, com 14 anos, em 1885, quando já pode se desgarrar da mãe e o irmão só iria conseguir lá por 1930/1931, aos 60 anos, pela Lei do sexagenário, quando não precisaria mais fazer trabalho forçado e até apanhar de chicote. Ficaria livre e encostado. Com a Lei Áurea pode se libertar aos 18, no auge da juventude. A Matemática valida essa lei.
Viva a Princesa Isabel, que perdeu o trono, mas antecipou a liberdade de brasileiros escravos. 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

  1. Desculpem, tinha errado datas e corrigi. Não altero texto publicado, mas desta vez tive que alterar para corrigir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos