Atraso médico

Quando meu companheiro foi operado, doença grave, pela qual lutou muito e veio a falecer, a cirurgia foi marcada para oito horas da manhã. Às seis e meia o cirurgião esteve no quarto e conversou com o paciente, que ficou bem calmo. Às oito e cinco, o funcionário avisou que a cirurgia havia começado. Rotina? Não, exceção.
Para o mesmo horário estava marcada uma cirurgia de varizes e a paciente, com a irmã acompanhando, estava aguardando, junto comigo. O funcionário, mandando esperar, alegava que havia uma complicação no Hospital Metropolitano. Depois de longa espera, já quase às dez horas e varias justificativas do funcionário, ligou para o marido: A cirurgia vai atrasar, o doutor está preso no Metropolitano. O marido berrou tão alto, que dava para eu ouvir, pelo celular da esposa: O quê? Metropolitano? Ele ainda nem saiu de casa! Eram vizinhos de porta.
O atraso médico virou cultural, pelo menos no Brasil. A velha desculpa: Estava em uma cirurgia e houve uma complicação! Será que todas? Manicure sabe fazer agenda e cumprir, médicos deveriam aprender com elas.
Lembro, uma vez, estava na sala de trabalho, na prefeitura e veio um médico, da própria prefeitura, ver um processo com o colega, com quem eu dividia a sala. Conversaram bastante sobre o processo e tudo o mais e lá pelas quatro da tarde ele disse: Chega, tenho que ir, tenho cliente me esperando, desde as três.
Tive um bom dentista que me explicou o truque que usava, para a agenda funcionar. Ás vezes estava com um paciente já anestesiado e notava um pontinho em um dente próximo, na região ainda anestesiada. Não poderia deixar esperando, ia em frente. Compensava no próximo cliente. Escolhia o serviço mais rápido ou preparava o caminho, para o próximo. Anotava na ficha e na próxima, aquele era o prioritário, houvesse o que houvesse.
Se o medico é cirurgião pode marcar as cirurgias em uma parte do dia e os atendimentos, pré e pós cirúrgicos, em outro. Algum contratempo pode haver, mas não vai ser a rotina.
O importante: Pontualidade no primeiro horário. Vão perceber: a agenda corre muito bem, sem problemas.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos