Inclusão - excesso

Conversa no salão: Uma cliente, com síndrome de Down vai sozinha ao salão. Aparece sempre querendo cortar o cabelo. A dona diz: Cortei seu cabelo, nem tem um mês. A cliente, que já é de meia idade retruca: Corta só um pouquinho, no comprimento. Às vezes quer escova, assim do nada, sem programa algum, em vista.
Consta que uma das irmãs, responsável foi ao salão pedindo que o pessoal se recuse a atender. Elas acham que o salão se aproveita, da pessoa com necessidades especiais. A cabeleireira teria dito: Ela chega aqui e insiste. Se não faço, ela continua insistindo, até eu ceder. Prejudica o trabalho dos outros. Tento engambelar, mas muitas vezes, acabo tendo que fazer. Vocês, da família é que não podem deixá-la sair sozinha. Aqui no salão, menos mal. Hoje, inclusive é muito perigoso. Falaram até de um camelô, que vendia drogas.
Inclusão e aceitação, na medida certa, sim. O problema são os modismos. Agora a moda é inclusão total, aceitação total. Todos têm que ser aceitos, numa vaga de trabalho, por exemplo. Mesmo quem tem necessidades especiais, que o torne pouco capaz de desempenhar as tarefas, zelar pelos materiais e ter responsabilidade pelo que produz. Quem diz não, é inimigo público. Acham que todos têm que ser independentes, e com liberdade de ir e vir.
Uma pessoa muito, chegada a mim tem filha, já adulta, portadora de síndrome de Down. Quando a menina era adolescente eu queria incentivá-la a ter alguma independência. Ensinar os locais, para que ela pudesse ir sozinha. A mãe, muito capaz, observadora e zelosa disse: Ela não pode, não tem boa capacidade de discernimento. Sempre pode cair, na conversa de alguém. Verdade. Mesmo que pinte maravilhosamente bem e seja capaz de operar um computador, melhor do que quase todos, na família, é muito sensível a um sorriso.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos