Gravações

Andam agora querendo contestar o uso de câmaras, gravando conversas, principalmente de autoridades. Para mim já é hora de instituírem a figura do flagrante virtual. O mundo evoluiu, em todos os sentidos. O vídeo deveria ser obrigatoriamente periciado, por técnico juramentado e validada. Aliás, a gravação, usada na mídia, também deveria ser periciada, previamente.
As dos grupos sociais são entendidas como sem comprovação. Podem ser identificadas como  fake news e sujeitas a penalidades, mas, bem entendido, emendar dois trechos de gravação, sem esconder o corte tem que ser válido. Mostrar um presidente falando de coisas que considera inadmissíveis e outra situação com ele flagrado, fazendo exatamente o que condena. Tem que ser válida, desde que não disfarce o corte, independentemente do contexto. A pessoa tem que ser o que é, sempre.
Ah, a conversa ocorreu na intimidade! Poderiam estar falando de brincadeirinha. Até brincadeira é identificável . O tom, o andamento das conversas, o que ocorre depois, o clima, a continuidade, os efeitos.
A conversa testemunhada presencialmente também poderia ser armação, brincadeira. Um dos elementos presentes pode querer dar um sustinho na autoridade, do tipo só faço se você me pagar tanto e fingir cara séria. O próprio, ou um terceiro pode testemunhar, fazer delação premiada, tudo isso.
Importante, políticos e autoridades têm que se conscientizar de que não podem brincar em serviço, para isso são adultos. Os salários que recebem e os benefícios de que gozam, supõem essa característica.
Resumindo: gravação ou filmagem periciada, sim. Com o direito de contestar a qualidade da perícia efetuada, no sentido de se houve inserções, supressões, não o conteúdo em si.
Se há suspeita de adulteração, poderia ser pedida contra prova, também de profissional, de reconhecimento internacional, comprovadamente, sem viés ideológico.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos