Engenharia

Em fevereiro foi prédio em Nova Itaparica, condomínio em Jabaeté, em Vila Velha, caixa d’água em Cariacica, colapso em estruturas e ocupantes saindo apressados. Agora foi em Itaparica, também Vila Velha. A piscina desabou sobre a garagem de prédio de alto luxo. O que está havendo com a nossa Engenharia?
Quando do desabamento do Palace II, na Barra da Tijuca, no final dos anos noventa, estive em palestra na Câmara Municipal de Vitoria, representando a Secretaria de Obras. O objetivo seria estabelecer medidas, para evitar ocorrência semelhante em nossa cidade.
Participaram a Universidade Federal do Espírito Santo, CREA, CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sindicato dos Engenheiros, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Secretaria Municipal de Obras de Vitória, órgão estadual de edificações, vários órgãos da Imprensa, e mais algum órgão, que não me vem à memória.
O assunto foi bem debatido, a reunião durou horas, mas não se via indícios de que algo produtivo iria sair.
Quando, ao final, ofereceram a palavra e apenas dois se manifestaram, decidi aceitar, mas senti que pouco poderia falar pela Secretaria de Obras. Resolvi não abordar pelo lado da Secretaria, até porque estruturas não são de sua competência. Aproveitei a oportunidade, para falar como engenheira.
Falei dos baixos salários pagos aos engenheiros nos últimos tempos (depois do fim do Regime Militar). Que uma pessoa que se dedicava a estudar Engenharia pretendia um salário que desse para pagar financiamento de imóvel, em bairro de classe média, ter um bom automóvel, pagar escola para os filhos e plano de saúde para a família. Para conseguir alguma coisa, o engenheiro tinha que se virar com vários bicos e passar correndo nas obras, não dando a atenção necessária. Que para termos imóveis seguros, teríamos que pensar nisso.
Pior, os baixos salários afastavam os talentos natos da Engenharia, como há muitos anos já afastavam do Magistério.
A fala foi levada, aparentemente, a sério, constou do relatório final e... pronto, acabou por ali. 


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos