Epistemofobia

Palavra com prefixo e sufixo gregos, significa aversão ao conhecimento. Mais do que conhecimento, no sentido sabedoria, seria conhecimento no sentido ter notícia, do que lhe traga dissabores.
Uma forma de ansiedade científico-cultural. As pessoas, em sua grande maioria fogem das notícias desagradáveis.
Estranhamos, por exemplo, os militantes esquerdistas não tomarem conhecimento das falcatruas, cometidas pelos seus líderes. Mantêm-se fiéis, mesmo com as investigações que mostraram fatos desabonadores e muitas vezes criminosos, de seus ídolos. Os ídolos continuam ídolos, os militantes não conhecem os fatos contra, porque não leem, nem ouvem.
Lemos num passar de olhos as noticias contra e esquadrinhamos as favoráveis.
A primeira reação a uma emoção desconfortável, ou difícil é procurar a maneira, às vezes qualquer maneira, de fazê-la parar, de ficar longe dela, de neutralizá-la.
Quem está do outro lado, também não lê e não ouve até o final, os áudios que condenam seu preferido, notícias que divulgam derrotas. Quando abre uma revista ou jornal, faz uma leitura em diagonal, parando antes do fim. Deleita-se com más noticias, sobre o opositor.
Isso certamente é intrínseco à humanidade, as pessoas se escudam em uma barreira protetora e não saem dela, facilmente.
Pode até restar um alemão caduco que ainda acredita que Hitler esteja avançando e que vão ganhar a guerra, contra aqueles que estrangularam a economia alemã.
Será que os generais ouvem das derrotas? Será que o próprio Führer ouvia? Ou embarcaram no instinto de sobrevivência e deixaram-se enganar, até o fim?

 

 Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos