Engenheiros

Aprendizado não é aquilo que estão tentando impor, especialmente no ensino público. Professor e aluno em condição de igualdade. Acabaram com o conceito de a escola ensinar, teria que trabalhar as propostas dos alunos, seus interesses, trazidos da comunidade. Trocando em miúdos, acabar reinventando a roda. Algum aluno pode ter a idéia, de que para deslocar um peso, pode colocá-lo sobre uma pedra disforme e ir empurrando. Com o tempo e depois de muito suor a pedra acaba desgastando, ficando roliça e facilitando o serviço. Algo assim, como roda.
Como fica o conhecimento acumulado da humanidade se não for ensinado? E ensinado por alguém competente, como, um professor?
Nós, Engenheiros temos que começar batalhando por escola pública de qualidade, desde a pré-escola. Qualidade no sentido conteúdo, respeito à professora, avaliações, reforços quando necessário. Engenharia é ciência baseada em Física e Matemática. O estudo é contínuo. Quem não aprendeu bem aquela continha de somar, ou subtrair, do pré, não tem como chegar à equação, proporção, ou cálculo integral, ou cálculo estrutural. Como o profissional irá “criar Engenharia”? Pegar um formato novo, estudar as poligonais, ou curvas que ali se enquadram e determinar a equação?
Quem não souber para que serve a Matemática, menos ainda. Uma menina de onze anos, achava que numero servia, apenas, para contar. Do 1 até ele. Não sabia, por exemplo, qual número vinha antes, ou depois, do 36. Por aprovação automática e depois, cotas, pode chegar a uma escola de Engenharia, ser adestrada a usar um programa de cálculo estrutural, sem saber o que está fazendo. Se errar a posição de uma vírgula, ao inserir o dado pode superdimensionar, ou pior ainda, subdimensionar um elemento estrutural. Não terá noção do que está fazendo.
Na Engenharia, a matéria de hoje depende da de ontem. Para isso é preciso, antes de tudo, condições de estudar para valer, começando por respeito na sala de aula.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos