Mais-valia

Estava vendo uma aula antiga, ainda sobre o idolatrado marxismo. Idolatrado pelos que não pensam por conta própria. Falavam sobre o conceito, inventado por Marx, de mais-valia, usado para explicar o lucro, no capitalismo. Seria a diferença entre o que o empresário ganha, com a venda de sua produção e o que paga aos trabalhadores e que ele considerava exploração do trabalho do proletariado.
Só não contaram, para o descansado Marx e seus mentecaptos seguidores é que mais-valia é a remuneração cobrada pelo empreendedor, pelo seu próprio serviço, de fornecer o bem e criar aqueles empregos. Pode ser uma remuneração até exagerada? Que seja, apesar de, na prática, isso não ocorrer, em geral o contrário. Ter a ideia, montar o negócio, arrumar os recursos, estudar a clientela, a competição inevitável, enfrentar os riscos, a pressão governamental, a perda de noites de sono, tudo isso tem preço.
Quem não concorda, pode tentar criar o próprio emprego e sair competindo.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos