Dissertação científica

Peguei emprestado um livro do namorado. Sobre o Espírito Santo na era Vargas*. Aliás, é o título. Aborda o principio da era Vargas, antes da ditadura do Estado Novo. Sempre gostei desse período da Historia, muito conversado pela minha mãe. Ela era criança mesmo, nessa época, mas menina muito inteligente e interessada. Narrava opinião do meu avô e conversas, que ouvia dos adultos, inclusive um tio, deputado federal.
Na realidade o livro é uma dissertação de mestrado, seguindo todas as normas e regras necessárias, para alcançar a excelência.
Dá bem para ler os textos entre citações e apreciar as fotos. Reconhecer muitos nomes da nossa História, da sociedade e alguns da memória pessoal, pessoas que ainda alcancei.
Não é definitivamente uma leitura corrida, com inicio meio e fim. Vou descobrindo, aos poucos, fatos interessantes e vendo quem foram pessoas que conhecemos, das placas, de ruas e sites que relembram a Historia. Não enveredei pelo viés político do autor, nem procurei, ative-me aos fatos narrados, muito interessantes. Pesquisa trabalhosa, certamente peça literária de muito valor, principalmente para consulta, com citação, é claro.
O livro aborda vários temas, todos com fartura de citações e explicações avançando e voltando, conforme a necessidade de reexplicar alguma passagem.
A fluência da leitura é interrompida pelas citações obrigatórias. Cheguei, já tardiamente, à conclusão: Trabalho científico não é, exatamente, leitura para entretenimento, mas vale a pena tentar ler.

*Titulo: O Espírito santo na Era Vargas. Autor: Fernando Achiamé. Ano:2010

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos