Inocente

Uma jovem foi presa há alguns dias, porque no inicio do ano teria sido reconhecida em foto, por ter ajudado o irmão em um assalto a motorista de aplicativo, em são Gonçalo, RJ. Pelo relato da vítima, ele teria ligado para casa e pedido que fossem levar uma mochila e dinheiro para pagar a corrida. Parece que na tal mochila estava a arma, com que ele anunciou o assalto.
Acontece que a mulher da mochila seria uma prima, parecida com a presa e que inclusive assinou uma carta assumindo a responsabilidade. E ao que consta foi apresentado um vídeo, onde  imagens das câmeras de segurança, do mesmo dia e hora do assalto, mostravam a presa em um edifício comercial, onde ela teria ido levar uma filha ao médico.
Comprovada a inocência, o encarceramento deveria passar ser contado em segundos. Ordem de soltura imediata. Nem um segundo a mais. Pela própria autoridade policial, nada de aguardar alvarás, ou qualquer outro instrumento, escrito em juridiquês. Aliás, é interessante como nossa sociedade sempre se preocupa com o direito do preso culpado e não se vê igual preocupação, com o preso inocente.
Delegado tem formação educacional equivalente à de juiz. Sabe analisar riscos e implicações. A ele deveria ser facultado fazer soltar imediatamente um preso, que fez prender por falha na investigação.
A inocência deveria ser superior a qualquer fator hierárquico.

 Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos