Checadores

Os sites que se dizem apuradores da verdade e botam uma lupa para esquadrinhar o Presidente, suas declarações e ações, pouco encontram que não seja um mero exagero simbólico, ou arredondamento de valores. Pegamos um site, como exemplo: Aos Fatos. *
Pegam-se a coisinhas de nada, como Bolsonaro não ter apresentado receituário, que comprove sua declaração de ter tomado cloroquina.
Gripezinha: Ele disse: “para mim seria uma gripezinha. E pode ter certeza que para 60% dos brasileiros não será nem uma gripezinha". É verdade, ele ficou pouquíssimo tempo afastado das funções e há muito portador inteiramente assintomático.
Dizem que o Presidente fez declaração contraditória sobre a COVID 19. “Infelizmente, a gente tem que conviver com isso. Não vai embora mais não”, por já ter afirmado em mais de uma ocasião que a pandemia havia terminado, ou estaria próxima do fim. Foram contextos diferentes: Disse que estava próxima do fim, ano passado, quando houve grande redução nos casos, em todo o mundo. Quanto a conviver, quis dizer que, como os outros vírus, este vai estar indefinidamente no mundo, aí com a população já resistente.
O site diz que ele exagera, quando diz que as áreas indígenas demarcadas chegam a 14% do país, uma área similar à região Sudeste, quando as terras demarcadas e em demarcação chegam a 13,7% e a região Sudeste ocupa 10,8% do território nacional. Acredito que o presidente teria pretendido dar uma idéia de grandeza, não estava assinando documento. E chamar 13,7%de 14% é arredondamento, não exagero.
Ele diz: “E o índio quer se integrar à sociedade.”, não levando em consideração os que vivem de maneira isolada. Ele estava certamente referindo-se àquele índio que já se encontra integrado há décadas, quer andar de carro, fazer compra em supermercados e não viver de caça e pesca.
Falando sobre uso de determinado medicamento, quando nada mais havia a fazer: “É igual na Guerra do Pacífico, pessoal. Não tinha mais como fazer transfusão de sangue, porque era muita gente ferida. Que os médicos decidiram? Água de coco na veia do cara. Safou.” O site Aos Fatos disse que não há evidências de que a aplicação de água de coco já tenha sido usada, no lugar da transfusão de sangue. Muito mal informados. Basta ver aqui. O link **, de tradução fácil é para órgão de saúde do governo americano.
Os exageros cometidos pela analise, dizendo ter o presidente feito 2929 afirmações falsas, ou distorcidas podem, com certeza, equiparar essa página a divulgadora de fake news.

* https://www.aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/

** https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10674546/

Os checadores, em geral, dizem que todo post favorável ao presidente ou contra os adversários partem da sua equipe. Mentira. Muitos, ou quem sabe, a quase totalidade, ou totalidade parte de apoiadores, inclusive este blog. O Presidente e sua equipe nem sabem de sua existência. 

 Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos