Idade

Há alguns anos, na sala de reunião, do trabalho, apareceu alguém da administração perguntando a placa do meu carro, para liberar o estacionamento. Pensei, pensei e disse que lembrava a placa do meu primeiro carro, mas não do atual; tive que ir atrás do documento. Engraçado, é que quase todos ali lembravam a placa, do primeiro carro e só uns dois lembravam do atual.
Será, que todos ali estavam ficando dementes? Não. Esquecimentos fazem parte, do avanço da idade. Os seres humanos têm fases. A vida pode ser representada por uma curva, que passa por um máximo. Tudo tem desenvolvimento, até um auge e depois decadência.
O vigor máximo é mantido, quando temos que criar a família e mantermos uma vida profissional. Com o passar dos anos, a pessoa fica fisicamente mais fraca, mais lenta de movimentos, os órgãos vão ficando debilitados.
Na pessoa normal, organismo vai perdendo potencial, sendo mantido o necessário para sobrevivência, em cada fase da vida. O mesmo ocorre com o cérebro. Deus, ou a natureza, se preferirmos preserva o necessário para atividades básicas. Quando chega o final da vida, sabemos que aquela sensação, levemente dolorida, de vazio no estômago se resolve com comida e que temos que pagar as contas todo mês, mesmo que esqueçamos o nome do vizinho. A natureza faz com que a pessoa, normal, possa atender às próprias necessidades, até o fim. Não consegue correr, mas consegue caminhar.
A redução da capacidade é geral. Todos esquecemos nomes de ex-colegas, lugares visitados e títulos de filmes. Algumas coisas mudam para melhor, como a capacidade de aceitação.
Infelizmente nem todos tem essa graça do funcionamento normal. Alguns ficam com o organismo, ou o esqueleto entrevado, em outros é o coração, ou a digestão, que não funciona bem, em outros é a mente.
O diagnóstico de uma demência, como o Alzheimer não está ao alcance de qualquer um, como também das demais doenças, físicas e mentais. É atribuição, apenas, de médico.
O fato é que nem todo esquecimento é prenúncio de demência, como nem toda dor no calcanhar é prenúncio de invalidez física.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.     

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos