Discriminação 2

Mais reminiscências

Estava fazendo um curso no Rio, ano setenta e sete, minha mãe esteve de visita, enquanto minha irmã, que dividia apartamento comigo, em Botafogo, estava em um congresso médico, no Nordeste.
Na sexta havia, logo cedo, reprise de programa de colunista social, que dava muitas dicas para a noite e a daquele dia era um jantar, com musica ao vivo, no hotel Intercontinental, em São Conrado. Minha mãe, assistindo, sugeriu que nós fôssemos. Não falavam em reserva. Talvez por ser difícil, o Rio tinha falta crônica de telefones. Fomos cedo, também, horário fácil de arrumar lugar, em qualquer restaurante.
Na hora de sairmos, me fez mudar de roupa. Achava, sempre, que eu me vestia de forma muito brega. Pegamos um táxi e fomos. Na chegada, o recepcionista foi logo dizendo: Nós não servimos mulheres desacompanhadas. A mãe logo: Desacompanhadas, como? Eu estou com minha filha e ela está com a mãe. Não houve jeito. Pedimos para falar com o gerente. Veio o gerente, pediu muitas desculpas e confirmou, disse que era regra do restaurante. Ofereceu para conseguir-nos um táxi, mas ela ofendida, agradeceu e disse que conseguiríamos por nossa conta. Perguntou apenas: Aqui é Rio de Janeiro, mesmo?
Devo confessar, que tive uma satisfaçãozinha íntima. Minha mãe achava que eu me vestia mal, que escolhia mal os amigos, que tudo que ocorria comigo era minha culpa. Ali, eu estava com ela e com roupa escolhida, por ela.
Roguei uma praga, sob desaprovação da mãe. Vocês vão falir! Parece que faliu mesmo. Ainda existe, por ter passado para outros grupos.
Conseguimos táxi de volta e fomos tomar um chá completo, no hotel Debret, em Copacabana. Aí sem preconceitos.
Este fato, escondemos da família. Ela não queria que chegasse aos ouvidos, do meu pai.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos