Eleições 3

 No século XX o Brasil tornou-se altamente centralizado, tanto política, quanto culturalmente. Mesmo a atual Constituição, dita cidadã, manteve essa característica.
O conjunto de iniciativas legais, exclusivas da União, é vasto e quando não tem exclusividade, as suas normas prevalecem. A feição do país, acaba sendo aquela imposta pela esfera federal. Tudo ou quase tudo, que implica em deveres ou direitos do cidadão é federal.
Por esse motivo, uma eleição presidencial chama muito a atenção do eleitorado, relegando a um patamar menor a de governadores e deputados estaduais. As pessoas acabam votando nestes sem uma preocupação maior, como também não se preocupam em fortalecer o seu candidato a presidente, com um Congresso que lhe de chance, de aplicar suas propostas.
A escolha dos governadores acaba disputando espaço, na mente do eleitor, com os parlamentares federais, relegando a um patamar, ainda mais baixo, o deputado estadual.
Para um equilíbrio melhor, poderia haver uma lei modificando os períodos eleitorais. A eleição presidencial deveria coincidir apenas com a de deputados federais e senadores e a de governadores e deputados estaduais, com a de prefeitos e vereadores.
Para tal, deveria ser acrescentado dois anos ao mandato dos governadores e deputados estaduais, que não estiverem respondendo a processo por má conduta; caso estejam seriam substituídos ao fim do mandato pelo substituto legal. Fazer coincidir a eleição de governador e deputado estadual, com a de prefeito e vereador.
Além do exposto, haveria melhor equilíbrio. Escolha de quatro elementos nesta eleição (governador, deputado estadual, prefeito e vereador e três na esfera federal (presidente, senador e deputado federal). Na forma atual, temos uma eleição envolvendo cinco cargos e outra apenas dois.

 

 Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos