Racismo

Agora, em grupo de debates políticos, alunos de Filosofia e Historia fazendo comentários sobre o que aprenderam sobre escravatura, certamente de professor com mentalidade esquerdista. Que o escravo era tratado como inferior por racismo. A eles não era oferecido estudo, para impedir que o negro se destacasse na sociedade. Não foram informados de que a educação do trabalhador só veio a ser importante na segunda metade do século XX. Na época da escravatura, muitos senhores eram analfabetos e mulheres, então, a maioria não sabia ler.
A questão de tratar a criadagem como inferiores, nada tinha a ver com racismo. É mais questão cultural, trazida pelo europeu, que desde a antiguidade, passando pelo feudalismo, tinha a população dividida em classes sociais e os servos pertenciam às classes mais baixas. Nas mansões ou nos castelos, criados entravam pela porta dos fundos, comiam por último e a eles não era oferecido estudo. Uma ou outra criada poderia ser preferida do patrão como concubina, um ou outro criado poderia ser preferido como homem de confiança, mas sempre subalterno; pau mandado.
O simples fato da escravatura do negro, em si, foi a maior prova de racismo, que a História pode demonstrar. 


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos