Imigrantes

A elite brasileira, no final do século XIX era morena, com mestiçagem e olhos predominantemente castanhos. Dos olhos azuis, dos imigrantes, pouco se via de tão apertados, por causa do sol escaldante, que lhes queimava as pupilas, enrugava e manchava a pele. Ao chegar eram discriminados.
Reforma agrária foi feita no Brasil, no Império e na primeira República. Quando o Imperador atraiu migrantes europeus, para colonizar o país repartiu terras em colônias, que foram vendidas aos recém chegados, pelo que consta  em livros de memórias, com pagamento em cinco anos. Isso foi importante, vender as colônias e não assentar de graça.
Os que vieram para cá quem estavam, realmente, dispostos a trabalhar a terra e não  agitar. Fora algumas exceções, vieram alguns anarquistas.
Eram famílias com prática em trabalhos agrícolas e foram os grandes responsáveis pelo crescimento das regiões, onde se instalaram.
Venceram sem cotas. Hoje, os descendentes desses imigrantes viraram a elite.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos