Checagem

Pessoas inteligentes, que estudaram ficam repassando fake news, para lá e para cá, sem pudor. Recebe de alguém e empurra para os grupos, não estão nem aí. Ainda algumas ficam ofendidas, quando alguém nota.
Dizer que o prof fulano, da universidade de Oxford comprovou algo, em relação à eficiência da Ivermectina, na cura da COVID. A gente busca na página da Universidade e encontra apenas trabalho não conclusivo. Ou dizer que artista faz uma performance maravilhosa, mesmo com alguma deficiência física. Se é descoberto que ele não tem a deficiência, fica sendo mais uma, das centenas de performances maravilhosas, que ocorrem nos quatro cantos do mundo.
Existem checadores, nem sempre, confiáveis. Pessoa esperta tem que saber interpretar os achados
Se um checador der como fake, porque o presidente do TSE diz que é fake, não vale, ele próprio é suspeitíssimo. O mesmo para notória figura pública, o próprio simplesmente dizer que não, não comprova nada. Tem que ser vista a qualidade da checagem. Se mostram a mesma mensagem no início do milênio, na época por e-mail, com o mesmo texto variando o personagem, tá na cara que deve ser validada a identificação como fake.
Eu mesma tomei conhecimento do checador E-farsas, há mais de dez anos, quando nem sabia de checadores. Fui ao Google procurar um fenômeno que tinha acabado de ocorrer comigo. Tinha posto água para ferver no microondas numa xícara de pirex e a água explodiu. Fez estouro, pulou toda fora da xícara, só não quebrou a xícara nem o aparelho.
Eles consultaram os professores universitários, que provaram por A + B que era impossível. O site carimbou como falsa. Na época permitiam que comentássemos. Disse que eles estavam errados, que eu não conhecia o E-farsas. Que cheguei a ele exatamente procurando pela frase “água explodiu no microondas” que tinha acabado de ocorrer comigo, quando estava em busca de alguma matéria de física. Não me responderam. Hoje admitem que pode ocorrer.*
O principal é entender que quem checa e diz que é fake, não é inimigo querendo desmoralizar. É alguém que zela pela qualidade do que é repassado. Faz o trabalho que todos deveriam fazer.

*https://www.e-farsas.com/acidente-com-agua-micro-ondas-verdade-ou-farsa.html

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos