Elevador

Estamos tendo problemas com os elevadores aqui do prédio. Com aquela chuvarada grande, há quase um mês, um deles parou, o outro ficou funcionando precariamente e sempre aquela noticia: a peça está em falta no mercado.
Disseram que o alçapão que leva à caixa d’água ficou mal fechado, a água entrou, inundou os corredores do alto, caindo no poço, atingindo fiação e comandos dos elevadores e que levaram seus desarranjos à placa–mãe, na casa de máquinas.
Fiquei horrorizada, quando vi o acesso à caixa d’água, por onde dizem ter entrado a água da chuva. Primeiro uma escada de marinheiro já perigosa. Subi o suficiente para olhar o espaço e conseguir enxergar a escada altíssima, de acesso ao alçapão, sem proteção alguma, como manda a lei. No momento estava bem fechado.
Eu não teria coragem de mandar um trabalhador subir ali. Só mesmo marinheiro, de filme da época dos descobrimentos. O prédio foi aprovado, antes da norma técnica.
Tivemos uma reunião prévia da síndica, conselho e moradores, com o dono da empresa de manutenção. De início perguntei qual o título dele, hoje é obrigatório engenheiro mecânico responsável e ele e disse que tem o responsável engenheiro mecânico, mas quem lida com a parte prática é o próprio, eletrotécnico com 25 anos de Schindler. Ele nos explicou o funcionamento do elevador e a forma como o problema deve ter ocorrido.
A questão maior é que elevador, de 25 anos, hoje em dia é velho, já saiu do mercado. Ninguém quer fabricar suas peças de reposição. A indústria apenas dá nome, importa tudo, a maioria de um único fabricante mundial. Foi feita a troca da placa de comando danificada, pelo modelo usado atualmente e os botões do elevador não “conversam” com a placa nova, tiveram que correr atrás de quem ainda dispõe do modelo antigo. Tudo isso com o elevador parado.
Além de obras no acesso à caixa d’água, facilitando inspecionar sua vedação, vamos ter que investir na mudança total dos comandos, cabos e acessórios, como painel de botões. Isso o mínimo. As cabines são aceitas, mas também estão em desacordo com a legislação atual.
Saudade dos velhos elevadores analógicos, que davam defeito poucas vezes por ano e consertavam na mesma manhã, ou mesma tarde. Peças se achavam com facilidade e poderiam ser improvisadas, sem perigo. Além dos freios que eram eletromagnéticos, com ação imediata. Em falta de energia, os atuais recebem comandos sucessivos. Este detalhe também explicado pelo “Sr. Schindler”.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos