Trabalho feminino

Quando jovem estive várias vezes em Campos RJ , via os grandes canaviais e soube uma curiosidade. Pagavam o metro cúbico da mulher, que trabalhava no corte,  menos do que o do homem. Isso me foi contado por um tio, que era gente dali.
Estranhei. Era prática aceita pagarem o dia de trabalho da mulher, em valor menor. A mulher realmente produzia menos, porque era quem fazia e servia a comida da família, que ia toda para o corte, ou qualquer outra tarefa rural. Mas o metro cúbico?
O tio explicou: Na época do corte precisavam de toda a mão de obra disponível, se cachorro cortasse cana, estava contratado. Para as mulheres era a chance de ganhar um dinheirinho. É com esse dinheiro, que vestiam e calçavam a família.
Na época tinha começado a industrialização do Espírito Santo. As construtoras catavam pessoal, fora do Estado e iam desfalcar os cortadores de cana. Mandavam os caminhões, que voltavam cheios de gente. A colheita do café, em Minas, pegava também. Para não perderem a mão de obra, tinham que pagar mais.
Já a mulher tinha que trabalhar nas redondezas, por causa da família, não podiam ir embora, no caminhão. Aceitavam o que ofereciam, ali mesmo.
Felizmente, essa antiga prática foi proibida.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos